Citopatologia: o que é e qual a sua importância

A citopatologia é um campo da medicina que estuda as células do corpo humano para identificar doenças. Isso ocorre analisando amostras de células, geralmente obtidas por meio de raspados ou de fluidos corporais, como sangue, urina ou secreções.

Quando nosso corpo está doente, as células muitas vezes mudam sua aparência e comportamento. Com isso, na citopatologia o médico examina essas células, por meio de um microscópio, para identificar essas mudanças.

Dessa forma, ele procura por sinais de doenças como câncer, infecções virais ou bacterianas, inflamação e outras condições.

Um dos exames citopatológicos mais conhecidos é o chamado Papanicolau, usado para detectar células anormais no colo do útero, o que pode indicar câncer cervical ou lesões pré-cancerosas.

A coleta da amostra ocorre durante um exame ginecológico, em que utiliza-se uma espátula ou escova para obter células do colo do útero.

Além disso, outro método de coleta de material para análise é por meio da Citologia Urinária. Neste exame, o médico coleta e examina a urina para detectar células anormais que possam indicar câncer de bexiga ou outras condições.

Podemos citar ainda a Aspiração por Agulha Fina (PAAF), usada para obter amostras de células de tecidos sólidos, como nódulos da tireoide, nódulos mamários ou massas em outros órgãos.

Nesse procedimento, o médico insere uma agulha fina na área a ser examinada para aspirar células. Em seguida, ele as envia para análise citopatológica.

Já o Lavado Broncoalveolar é um exame que envolve a coleta de células do revestimento dos pulmões e dos alvéolos. Tal coleta ocorre por meio de um lavado, durante um procedimento chamado broncoscopia. O exame é útil na avaliação de doenças pulmonares, como infecções, inflamações e câncer.

Leia também: Conheça a técnica da imuno-histoquímica

A importância da citopatologia

Em suma, a citopatologia é vital para diagnósticos precoces e precisos de várias doenças. Ao analisar as células, o médico pode detectar problemas de saúde antes mesmo dos sintomas aparecerem, o que possibilita tratamentos mais eficazes e aumenta as chances de cura. Portanto, graças a essa ciência, muitas vidas são salvas todos os dias.

Os exames citopatológicos são realizados por profissionais chamados citopatologistas, que são médicos especializados em interpretar os padrões das células e fazer diagnósticos precisos.

Ao longo de quase quatro décadas de atuação, o Citoprev sempre prezou pela precisão e confiabilidade no resultado dos exames, o que o tornou uma das principais referências na medicina diagnóstica na Região Sul Capixaba.

Posts anteriores